Sábado Santo - Vigília Pascal

passeio.2010@gmail.com: para verem aqui as vossas actividades

03
abr
Sábado Santo


  • Às 21h00, na Matriz e no Bom Pastor: Vigília Pascal.

-

SÁBADO SANTO

  «Era um grande dia aquele Sábado!».

  Após a obra da criação Deus descansou no sétimo dia. Mais portentosa foi a obra da Redenção. Adormecido na Cruz, o corpo sacrificado e extenuado do novo Adão, repousa agora no sepulcro, enquanto o Verbo de Deus desce à mansão dos mortos empunhando o estandarte da Cruz para libertar a humanidade que jazia nas trevas e nas sombras da morte. E a igreja vela diante do sepulcro no silêncio e na esperança contra toda a esperança.

-

VIGÍLIA PASCAL

  «Ressuscitou ao terceiro dia!»

  E assim acontece «Páscoa», quer dizer: «Passagem». Não já da escravidão do Egipto à liberdade fazendo a travessia do Mar e do deserto, rumo à Terra da Promissão. Mas «Passagem» ainda mais inimaginável e redentora das trevas para a luz, do pecado para a graça, da morte para a vida. O Senhor Jesus Ressuscitou verdadeiramente. Podem voltar a repicar os sinos e o júbilo do Aleluia faz palpitar os corações.
  O Domingo da Ressurreição, «terciero dia» do Tríduo, começa com a solene Vigíla Pascal, a «mãe de todas as vigílias» e a mais importante celebração de todo o ano litúrgico. Outrora os fiéis velavam a noite inteira. Nós não nios podemos contentar com uma mera «missa vespertina». Assinalemos os momentos principais desta liturgia épica:

  - Introdução com a bênção do lume novo, a preparação do círio pascal, a procissão da luz e o camto do «precónio» ou anúncio pascal;
  - A liturgia da Palavra mais rica, com leituras, Salmos, cânticos, e orações;
  - O canto do Glória com o tilintar das campaínhas e o repique dos sinos, a assinalar a passagem do Antigo para o Novo Testamento;
  - O jubiloso Aleluia que prepsra a proclamação do Evangelho;
  - A liturgia baptismal com a benção da água, a celebração dos sacramentos da iniciação cristã - serão 12 os catecúmenos que farão sua, pela primeira vez, a Páscoa de Jesus - e a renovação das promessas do Baptismo por todos os fiéis.
  - A liturgia eucarística e a comunhão de mesa com o Ressuscitado!