Quinta-Feira Santa

passeio.2010@gmail.com: para verem aqui as vossas actividades

01
abr
Quinta-Feira Santa


  • Às 19h00, no Bom Pastor e;
  • Às 21h00, na Matriz:
      • Inauguração e Introdução ao Tríduo Santíssimo da Paixão, morte, sepultura e ressurreição de Jesus Cristo, celebrando-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e realizando-se a «cerimónia» do lava-pés.

-


  A Missa começa com o sacrário vazio: vamos reviver o «natal» da Eucaristia. Ao canto do Glória repicam campaínhas e tocam os sinos que depois ficarão mudos até à Vigília Pascal.
  No final da Missa o altar fica sem toalhas e o Santíssimo Sacramento é levado em procissão para o lugar onde ficará em reserva, adorado solenemente até à meia-noite.










-


O QUE É O «TRÍDUO PASCAL»?

  É a celebração anual da Páscoa de Cristo e da Igreja em 3 dias. No Credo ou Símbolo dos Apóstolos professamos que Jesus Cristo nosso Senhor «padeceu e foi sepultado sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras». A fé que professamos é a fé que celebramos e vivemos.
  Temos assim:

  - o 3º Dia, o Domingo de Páscoa, com o júbilo invencível da Ressurreição que começa a ser celebrada na Vigília Pascal, enche todo o «Dia de Páscoa» e se prolonga por cinquenta dias até ao Pentecostes («o Tempo Pascal») que devem ser vividos como se fosse um grande Domingo, um único dia de festa.
  - o 1º Dia, Sexta-Feira Santa, consagrado à Paixão redentora, tendo no seu centro a Cruz gloriosa e a morte libertadora do «Cordeiro de Deus que carrega com o pecado do mundo».
  - o 2º Dia, Sábado Santo, em que a igreja se recolhe em silêncio junto ao sepulcro do seu Senhor que repousa da obra da redenção, mais maravilhosa ainda do que a da criação, na expectativa da sua ressurreição gloriosa.

-

E A QUINTA-FEIRA SANTA?

  A Quinta-Feira Santa é o último dia da Quaresma.
  De manhã os Bispos costumam presidir na Sé à «Missa Crismal» em que se benzem os santos óleos. Os presbiteros (padres) são convidados a concelebrar com o seu Bispo e a renovar nessa Eucaristia as promessas feitas no dia da ordenação sacerdotal. Para que tal seja possível não é permitido celebrar missa nas outras igrejas.
  Na tarde ou noite de Quinta-Feira Santa celebra-se Missa Vespertina da Ceia do Senhor. Esta Missa vespertina já pertence ao Tríduo, tal como a missa verpertina do sábado já pertence ao Domingo que se lhe segue. 

This entry was posted on 06:21 and is filed under , , .